When you enroll through our links, we may earn a small commission—at no extra cost to you. This helps keep our platform free and inspires us to add more value.

Node.js e Backend for Frontend: O Guia para Desenvolvedores
Domine o padrão arquitetural BFF e transforme sua abordagem no desenvolvimento web com microsserviços.

This Course Includes
udemy
4.7 (18 reviews )
3.5 total hours
portuguese
Online - Self Paced
course
Udemy
About Node.js e Backend for Frontend: O Guia para Desenvolvedores
Seja bem-vindo ao curso de Backend For Frontend (BFF) com Node.js, um padrão arquitetural que vai alavancar a integração dos seus microservices com os seus frontends. No curso serão abordados diversos assuntos importantes para um desenvolvedor backend, como:
APIs com Fastify;
Cache com Redis;
Circuit Breakers;
Performance e resiliência de APIs;
Chamadas HTTP;
Consumo de APIs;
Timeouts.
O que é um BFF?
O Backend for Frontend é uma arquitetura de software na qual é criada uma camada intermediária entre o frontend e os microsserviços. Essa camada específica atua como um ponto de contato único para o frontend, consolidando e adaptando dados provenientes de diferentes microsserviços, otimizando assim a comunicação entre o cliente e os serviços de backend. O BFF permite uma customização eficiente das requisições e respostas, alinhando-se de forma mais precisa com as necessidades específicas do frontend, resultando em uma experiência de usuário mais eficiente e coesa.
Por que usar Node.js para desenvolver um BFF?A escolha do Node.js para desenvolver BFFs é estratégica. O JavaScript, já familiar para a maioria dos desenvolvedores frontend, simplifica a transição para o lado do servidor. A popularidade do Node.js no mercado também cria grandes oportunidades, permitindo que os desenvolvedores possam aplicar suas habilidades. Essa convergência de familiaridade e demanda no mercado solidifica o Node.js como uma escolha vantajosa para implementar BFFs.
What You Will Learn?
- Criar uma API com Node e Fastify.
- Criar um BFF escalável, performático e resiliente.
- Dominar a implementação de chamadas HTTP.
- Implementar cache em APIs com Redis.
- Implementar Circuit Breakers (padrão de microserviços).